2 de novembro de 2012

Regulamento da Competição

Conheça as regras de disputa da IV edição do torneio
ORGANIZAÇÃO
Art. 1°

O IV Campeonato Municipal de Futebol de Senador Amaral 2013, será organizado por colaboradores divididos nas seguintes funções:

A) Secretários
B) Grupos auxiliares
C) Representantes de campo

Art. 2°

Toda e qualquer lide que porventura ocorra no decorrer da competição, será analisada e dirigida por um comissão Especial de Julgamento (CEJ), que será soberana, convocada especialmente para tal finalidade, e que julgará a questão amparada neste regulamento e nas normas do esporte, em única instância, portanto não cabendo recurso da decisão.

§ Esta comissão Especial de julgamento será composta por quatro membros votantes e um coordenador que terá o voto de minerva.

§ A comissão organizadora cabe acatar as decisões e aplicar as punições emandadas da CEJ, contra quem infringir as determinações deste regulamento.

FORMA DE DISPUTA

Art. 1° - O IV campeonato Municipal de Futebol de Senador Amaral 2013 será disputado em turno únicos, onde as equipes jogarão entre si e apenas as quatro melhores colocadas se classificarão para as semifinais, obedecendo a ordem  1°x4º e 2º x 3º.

Art. 2°-  A pontuação será divida na primeira fase da seguinte forma:          

Vitória  - 3 pontos
Empate – 1 ponto
Derrota – 0 ponto


Art. 3° - A fase semifinal e final será disputada em jogos de ida e volta, caso os jogos terminem empatados haverá  cobranças de penâltis.

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E DESEMPATE

Art. 1° - Os critérios de classificação e desempate para a primeira fase são:

- Maior número de pontos ganhos.
- Maior número de vitórias.
- Maior saldo  de gols.
- Maior número de gols marcados.
- Menor número de gols sofridos.
6° - Confronto  Direto
- Sorteio
NORMAS, SANÇÕES E PROCEDIMENTOS DO TEMPO DE JOGO

Art. 1° -  O IV Campeonato Municipal de Senador Amaral 2013,  será disputado  com jogos em
dois tempos de quarenta (40) minutos com  quinze (15) minutos de intervalo para descanso. 

Art. 2° - Se na data e horário do jogo, o mesmo não for realizado por motivo de força maior, a partida será remarcada em uma nova data pela organização em comum acordo com as equipes envolvidas.

Art. 3° - Se a partida já estiver em andamento e não concluída por motivo de força maior, e transcorrido ¾  da mesma esta prevalecerá o resultado.

Art. 4° - Os dias e horários das partidas serão pré-determinados na tabela de jogos e ´deverá ser cumprido rigorosamente por todas as equipes. Haverá uma tolerância de (15) quinze minutos, após este tempo se o jogo não iniciado a equipe que estiver em campo será declarada vencedora por W XO , e para critério de desempate será computado placar de 2 X 0.

Único – Por questão de ordem recomenda-se que todas as equipes cumpram rigorosamente os horários pré -determinados tabela

Art. 4° - As equipes não poderão se apresentarem com número inferior a (7) sete atletas e nem incorrer em tal insuficiência  no decorrer da partida sob pena de ser suspensa, e declarada perdedora pelo placar de 2 X 0 ,a favor do adversário desde que não esteja perdendo por uma diferença maior e esta, pois neste caso, prevalecerá o resultado do jogo no momento de sua paralisação.

As fichas de inscrição deverão ser entregues no primeiro jogo da equipe, caso não esteja totalmente preenchida , esta deverá ser feita até a ultima rodada da primeira fase. Após esta data que configurará na tabela de jogos nenhuma equipe poderá inscrever atletas. .

ÚNICO – A  equipe apresentar documentação irregular , e ou colocar em campo atletas irregular , perderá os pontos da partida e poderá ocasionar a desclassificação de toda equipe , conforme a gravidade da irregularidade.
 RECLAMAÇÕES

Art. 1° - Toda  equipe através de seu representante, poderá registrar queixas e protestos quanto a possíveis irregularidades, verificadas durante a partida, por escrito, ofício, no período maximo de 24 (vinte e quatro) horas após o término da partida. Após este período  se não houver a reclamação em oficial a mesma perderá o direito á reclamação e o resultado da partida será mantido.

Art. 2°- A equipe poderá verificar qualquer documentação de outra, durante o andamento da partida, através do representante da partida. Verificado alguma irregularidade, a faz por escrito, entrega-a junto á organização, e verificada a mesma a equipe será punida de imediato.
UNIFORMES

Art. 1° - Todo  atleta deverá se apresentar devidamente uniformizado para o jogo, usando a camisa de seu clube, com seu respectivo número, calção, meias, caneleiras, etc....., sob pena de ser impedido de entrar em campo, e excluído da partida se esta já estiver iniciado.

ÚNICO – Todas as equipes deverão ter pelo menos dois uniformes diferentes pois ocorrendo a semelhança nos uniformes das equipes, a equipe mandante deverá fazer a troca. A equipe mandante é aquela que se posicionar no lado esquerdo da tabela de jogos.
DISCIPLINA EM JOGO
Art. 1° - A cada série de três cartões amarelos o atleta estará automaticamente suspenso da próxima partida. O atleta que receber o cartão vermelho, também estará suspenso da próxima partida da sua equipe. A  equipe que utilizar atletas suspensos , será punida com a perda dos pontos da partida e ainda poderá ser totalmente desclassificado do campeonato.
Art. 2° - O atleta , dirigente e ou qualquer membro da equipe , que praticar ato de indisciplina contra árbitros, auxiliares, organizadores, representantes  ou adversários será automaticamente eliminado da competição. Isto também será aplicado a agressão física e tentativa de agressão a qualquer destes discriminados acima.  O atleta que sua equipe não estiver jogando naquele dia e for ao campo assistir a partida deverá se comportar antes de torcedor como atleta inscrito no campeonato e podendo ser punido de acordo com sua conduta ante-esportiva de acordo com o regulamento da competição.

ÚNICO -  Em todas as partidas o árbitro como também seus auxiliares terá um relatório onde os mesmos irão relatar fatos ocorridos antes, durante e depois das partidas , como ofensas morais ,desacatos , agressões físicas e outros fatos ocorridos .
SUBSTITUIÇÕES

Art. 1° -  Cada equipe poderá substituir dentro de suas necessidades em uma partida  (5) Cinco atletas. O atleta que for substituído deverá deixar o campo de jogo , não podendo permanecer no banco de reservas.O atleta que for substituir o outro deverá informar ao mesário, aguardar a autorização do árbitro sob pena de ser impedido de participar do jogo podendo receber cartão amarelo e se for o caso até mesmo expulso.
DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1° -   Cada equipe poderá inscrever 22 (Vinte) atletas em cada categoria, após a última rodada da primeira fase nenhum atleta poderá se inscrever. Os atletas deverão  inscritos e cumprirem todas exigências deste regulamento.

Art. 2°- Caberá á comissão organizadora cumprir e fazer cumprir as normas deste regulamento, conhecer os protestos e queixas apresentadas em oficio, apurar irregularidades, advertir, investigar e aplicar as sansões cabíveis em cada caso.

Art. 3° - Todos os casos omissos , caberá a comissão organizadora a fiel interpretação e solução.