1 de agosto de 2012

Ademir da Guia participa de amistoso em Senador Amaral



Nem mesmo a chuva que caiu sobre Senador Amaral, atrapalhou os eventos esportivos em comemoração a 20º Aniversário da cidade. Aproximadamente oitocentas pessoas estiveram presentes na Praça de Esporte Sebastião Carlos de Mello no último dia 28 de abril para acompanhar o amistoso especial entre a Seleção Paulista de Master x Seleção de Master de Senador Amaral. O resultado de 4x0 para os paulistas ficou em segundo plano, ofuscado pela presença na cidade do maior ídolo da história da Sociedade Esportiva Palmeiras, Ademir da Guia, titular absoluto por mais de 17 anos e recordista em número de jogos com 901 partidas disputadas com a camisa alviverde.

O ex-camisa 10 da equipe do Parque Antártica afirma que continua em atividade por amor ao futebol. “Eu não imaginava que pudesse chegar aos 70 anos e ainda  receber  convites dos meus amigos para jogar. Lá em São Paulo temos três ou quatro equipes e eu tenho participado bastante dos jogos no  interior de São Paulo, Paraná e aqui em Minas. Eu acho muito gratificante,  é uma coisa que você planta também, foram praticamente vinte anos de futebol profissional”, conta.

O Divino, como é chamado pelos torcedores do Palmeiras, é filho do ex-zagueiro Domingos da Guia, ambos disputaram Copas do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira. Ademir que herdou o apelido de seu pai jogou a Copa de 1974 na Alemanha e Domingos atuou na Copa de 1938 na França.

A responsável pela vinda dos atletas à cidade, Milva de Souza Salles afirma que o evento atendeu as suas expectativas. “Eu fiquei satisfeita com a participação da população em geral. É uma pena ter chovido, mas mesmo assim os torcedores puderam acompanhar os jogadores do passado em uma festa muito bonita”, finaliza a coordenadora de esportes.

A equipe paulista contou com a presença de ex-jogadores do Santos, São Paulo e Palmeiras, além de outros que jogaram em times do interior do Estado de São Paulo. A equipe de masters (veteranos) foi composta por quatorze atletas. O goleiro Betinho e o zagueiro Emerson (jogaram pelo Bragantino em 1993), Marcelo Pereira Moreira, mais conhecido como Pavão (atuou pelo São Paulo entre 1991 e 1995), Pires (1972-1980), Gérson Caçapa (1985-1989), Tonhão, Alexandre Rosa, Ferreira, César e Reinaldo (representaram o Palmeiras na década de 90). Rubens Barbosa Souza, apelidado de Índio (1990 e 1994), Eduardo Marques (campeão da Copa Conmebol de 1998) e Marcelo Passos (1992-1996) defenderam o Santos Futebol Clube.

O torcedor palmeirense Álvaro Luiz Bizoni comenta qual foi a sensação de ver seus ídolos atuando na cidade. “Os jogadores que participaram do jogo, fizeram parte de uma geração vitoriosa de 1993. Na época, o palmeiras vinha de um jejum de 17 anos sem títulos e até então eu nunca tinha visto o meu time ser campeão, foi muito legal a oportunidade de encontrar pessoalmente com eles, conversei com o zagueiro Tonhão e ele percebeu que eu estava emociado e após o jogo me chamou no vestiário,  retribuiiu o carinho e me deu um short oficial do Palmeiras autografado”, comenta.

O ex-zagueiro do Palmeiras Antônio Carlos Costa Gonçalves, mais conhecido como Tonhão, um dos responsáveis pela equipe paulista de Masters explica o objetivo de reunir os ex-atletas e viajar pelo país. “ Nós temos jogadores do Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos, é uma oportunidade para um avô, um pai que viu a gente jogando, mostrar pros netos e filhos. Porque muita gente não teve a oportunidade de ir ao estádio, só viu pela televiso, às vezes tem uma imagem diferente da gente e no fim tem que saber que nós somos seres humanos e que felizmente tivemos sorte de ter jogado em clubes grandes”, finaliza.
Em pé: Ditinho, Alexandre Rosa, Eduardo Marques,
Índio, Emersom, Betinho e Tonhão
Agachados: Ferreira, Gérson Caçapa, Ademir da Guia, Marcelo Passos,
Pavão, Pires e Reinaldo

Jogadores da Seleção Paulista de Master durante aquecimento

Eduardo Marques, ex-jogador do Santos na década de 90

Pavão, ex-lateral do São Paulo cobra a falta e é observado por Ademir da Guia