12 de setembro de 2011

Brasil está de volta às Olimpíadas

Desde o início do mês de junho de 2011, resolvi mudar o enfoque do Blog André Almeida, a minha intenção era torná-lo mais regional, com matérias voltadas para as equipes e torneios esportivos ligados principalmente a cidade de Senador Amaral e também para as cidades que fazem parte do Circuito Serras Verde, porém a emocionante participação da seleção brasileira masculina de basquete na Copa América não poderia passar em branco por aqui.
Ninguém imaginava que na distante Olimpíada de Atlanta de 1996 seria a última participação da equipe de Oscar Schimidt e companhia no cenário mundial do basquete. Desde então ficamos de fora de Sidney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.
O vice-campeonato conquistado em Mar Del Plata na Argentina traz de volta a tradição de um esporte bicampeão mundial e com pouca divulgação da mídia (apenas a TV Esporte Interativo) transmitiu a competição sul-americana, as emissoras com maior abrangência no território nacional só se preocupam com futebol, fórmula 1 e voleibol.
A partir da segunda fase quando derrotou a geração dourada da argentina de Luís Scola, Manu Ginóbili, Fabrício Oberto, Pablo Prigioni e Carlos Delfino (campeã olímpica em Atenas) com uma vitória heróica por 73 a 71, a equipe brasileira ganhou moral para vencer também a seleção de Porto Rico 94x72 e decidir a vaga com a República Dominicana.
Após 16 anos de espera chegou a hora da partida mais importante e com a vitória de por 83 x 76 encerrou o sofrimento, enfim a geração de Tiago Spliter, Alex, Marcelinho Machado e Marcelinho Huertas participará de uma Olimpíada. Nem a derrota para os hermanos na final por 80 x 75 diminuiu a euforia dos torcedores.
O sucesso obtido no pré-olímpico das Américas tem grande parcela vinda do banco de reservas. O técnico argentino Rubén Magnano mostrou toda a sua competência em seu país de origem e devolveu a auto-estima e orgulho aos torcedores brasileiros ao comandar a nossa seleção com inteligência e sabendo utilizar a força do conjunto, não concentrando apenas no talento individual de algum jogador.
A grande pergunta que fica para o próximo ano é se Leandrinho e Nenê, os jogadores brasileiros que atuam na NBA e não disputaram a Copa América serão convocados para Londres, Anderson Varejão, contundido, após se recuperar de sua lesão, me parece ter a sua vaga garantida.